“Formentar, incentivar, promover, buscar e dar conhecimentos, favorecer, fortalecer e amplificar a complexidade de
experiências de nossa diversidade cultural, são práticas do Movimento Cultural Brincantti.”

Em agosto de 2004 um grupo de amigos resolveu promover uma balada "Brincante - a festa", que tinha como objetivo pagar o direito autoral de uma peça que o grupo "O Fingidor" havia apresentado na fase regional do Mapa Cultural Paulista. A festa foi preparada em duas semanas e atraiu 700 prestigiantes de Artur Nogueira e região. O sucesso da festa foi tanto, e devido a grande solicitação do público, foi realizada a segunda edição da festa "Brincante - o retorno", em 2005, que resultou em quase o dobro da quantidade de pessoas da festa anterior, esgotando todos os ingressps até o momento da festa. No ano seguinte, a festa "Brincantti - a missão" levou o grupo a se apresentar juntamente ao Bloco da Vaca, maior patrimônio cultural e folclórico de Artur Nogueira, em frente ao Clube Recreativo Floresta, e a cidade parou para ver o que acontecia. 

O grupo se tornou conhecido devido às festas, que eram sucesso de bilheteria e público. Todas traziam novidade ao cenário noturno da cidade. E assim, convites para apresentações foram surgindo, e o grupo começou a participar de eventos paralelos ao grupo, de instituições, ONG's e clubes do município; realizavam a abertura do concurso de Miss Artur Nogueira e MIss Artur Nogueira Mirim, com temática idealizada e produzida com ajuda do grupo; se apresentavam na festa da padroeira da cidade,  com danças e apresentações teatrais; passaram a realizar encontros anuais, sarau, para artistas nogueirenses, do grupo ou não, mostrarem seus trabalhos nas mais diversas modalidades. 

Assim nascia o Movimento Cultural Brincantti, que passou a dar vida aos projetos culturais da cidade, criando oficinas culturais, apresentações de peças em mostras de teatro, participava da programação de aniversário da cidade, faziam projetos de intervenções culturais em escolas. E esse foi o pontapé inicial para o que estava por vir na história do grupo. O município passava a prestigiar e conhecer novos talentos da cidade e, posteriormente, das cidades vizinhas. Mudou o cenário cultural de Artur Nogueira.

 

 

 

 

 

o Brincantti